Skip to content

Batistenha

Para todos aqueles que gostam da Caprinocultura.

Amigo caprinocultor do asfalto, se voce esta pensando em começar a sua criaçäo de cabras, enveredar-se por esse caminho, talvez ainda desconhecido para voce, com certeza voce tem muitas perguntas. Aqui quero fazer voce pensar em duas coisas:
Localizaçäo do seu capril, onde voce vai criar suas cabras. Desta escolha depende o proximo item. Por exemplo, eu quero desenvolver meu plantel no nordeste, mas expecificamente no maranhäo, terei que buscar uma raça com boa adaptabilidade em climas com alta temperatura.
Raça com a qual voce trabalhará: qual é o seu objetivo com a criaçäo, leite carne, ou os dois?. Voce terá que decidir qual será sua meta de trabalho. No meu caso eu ja me decidi pela anglo-nubiana, por ser uma cabra rustica e ter aptidäo tanto para carne, como para leite. Se voce näo tem experiencia no ramo, procure orientaçäo tecnica, leia tudo que encontrar sobre o assunto, visite exposiçöes, fale com pessoas que ja estäo no mercado a mais tempo. Uma pessoa que considero uma autoridade no assunto, é o professor Silvio Doria. Visitando o blog do Silvio Doria voce encontrará muita informaçäo util. Estude as muitas raças existentes, com suas variadas aptidöes para que voce possa fazer uma escolha acertada. Em tudo isto, uma coisa näo pode lhe faltar, paixäo, seja apaixonado pelas cabras e o seu trabalho se tornara prazeroso. Siga o seu sonho, que Deus lhe abençoe.

